terça-feira, 20 de junho de 2017

HOMEM DE DEUS CUMPRE SUA TAREFA NO CALÇADÃO - James Pizarro (DIÁRIO DE SANTA MARIA, 20.06.2017)

O orador ou artista que se apresentar no novíssimo Centro de Eventos da UFSM terá a garantia de uma seleta platéia. Ótima acústica. Excelente aparelhagem. Talentosos técnicos de som. Poltronas confortáveis. Ambiente climatizado. Propício à atividade intelectual. Artística. Cultural.
Assim também será na sala de espetáculos do complexo do Hotel Morotin. E no requintado Teatro 13 de Maio. E na sala de sessões da nossa Câmara de Vereadores. E nas salas de solenidades cívicas dos quartéis. Escolas. E Universidades. Sempre platéias de nível intelectual muito acima da média. Atentas. Educadas. Disciplinadas.
De certa forma, estes ambientes apropriados facilitam o trabalho dos oradores. Professores. Artistas. Políticos. Militares. Palestrantes. Cantores. Declamadores. Conferencistas. Pregadores.
Por que este preâmbulo ?
Porque meu personagem de hoje nunca freqüentou estes ambientes sofisticados. Seu palco é a rua. Sua sala de espetáculos é o Calçadão Salvador isaia !
Estou falando daquele moço moreno claro que diariamente se encontra no calçadão. Em frente à Galeria Roth. Empunhando seu violão afinadíssimo. E que canta durante várias horas por dia. Músicas todas de sua autoria.
Mas a novidade impressionante é que são músicas religiosas. De cunho evangelizador. Composições de métrica perfeita. Melodias lindas. Entoadas com voz potente. Sem uma única nota desafinada. Todas – qual fábula – com uma moral educativa a ser meditada. Refletida por quem ouve.
Na sua frente, um banquinho verde de plástico com uma caixa para coleta de doações dos passantes. Na caixa, um cartaz : “DEUS É FIEL”. Ao lado, duas pilhas dos seus dois CDs já gravados. E que ele vende aos interessados.
Há várias semanas observo o Luiz Roberto. Este e o nome verdadeiro dele. Primeiro ficava em pé. Longe. Escutando atentamente as letras. Com o passar dos dias, me aproximava mais. Comecei a colocar contribuições na caixa. Comprei os dois CDs para ouvir melhor em casa.
Sentei no banco a seu lado na semana passada. E nos intervalos das músicas, eu puxava assunto. Ficamos amigos. Ele me contou que há muitos anos foi dependente químico (e não me pediu segredo, conta isso nas suas palestras nas pregações que faz na igreja de sua devoção e sua fé). E que conseguiu se livrar do vício prometendo consagrar o resto de seus dias em louvar a Deus através do seu talento : a música.
Eu me senti tão pequeno diante da simplicidade daquela confissão e daquela alma ressurgida das cinzas pela bondade de Deus, que chorei em pleno calçadão. Para surpresa de alguns estranhos que passavam. E não entendiam o que estava ocorrendo.
Afinal, eu estava sentado ao lado de um ressucitado ! Que voltou à vida pela graça da conversão !
Um professor universitário que tantas vezes, idiotamente reclamou da qualidade do som nas suas palestras, sentado ao lado de um cantor humilde que tem a suprema coragem de cantar na rua a palavra de Deus ! Quantos teriam este destemor ?
Luiz Roberto é um homem de Deus. Ele merece nosso respeito !

Nenhum comentário: