quinta-feira, 19 de maio de 2016

AS HISTÓRIAS DO MODESTO - jornal A RAZÃO, 19/5/2016

COLUNISTAS

As histórias do Modesto

James Pizarro
por James Pizarro em 19/05/2016
Compartilhar:
Mais opções
Lépido e fagueiro, com seus mais de 91 anos bem vividos, o meu querido amigo Modesto Dias da Rosa é um dos mais antigos e populares frequentadores da antiga “Primeira Quadra”, hoje Calçadão Salvador Isaia. Modesto é natural de Tupanciretã e veio para Santa Maria em 1935. Militar, ele saiu de Santa Maria de 1951 a 1953 para servir em Ijuí, logo retornando para nossa cidade, onde se reformou. Ele me contou muitas histórias de Santa Maria referentes ao período 1930/1940 (década anterior ao meu nascimento) e me falou sobre alguns tipos, como “Fanático”, “Fanha”, “Pipoqueiro” e “Tivico”.
Modesto é pai do meu amigo Norton da Rosa, talentoso locutor de Santa Maria, aposentado da Rádio Universidade, muito popular por ser apresentador de dezenas de festivais de música nativista gaúcha. Modesto foi dono da primeira casa de venda de cartões da “Loteria Esportiva” através de máquinas automáticas. A casa se localizava à Avenida Rio Branco, em frente ao atual Banco do Brasil. A casa se chamava “Zebrão”, se minha memória é boa.
Tenho conversado quase diariamente com esta figura muito querida e aprendido muito sobre o passado de Santa Maria, principalmente sobre tipos populares da cidade, alguns deles que marcaram época. Muitos casos pitorescos, alguns deles não publicáveis por razões óbvias. Rememorado figuras ilustres. Profissionais renomados que a cidade teve em vários tipos da atividade humana. Políticos notáveis do passado (outros nem tanto assim). Jornalistas que deixaram seu nome gravado na imprensa da cidade. Músicos que embalavam a noite e a boemia santa-marienses na zona do meretrício, então, localizada em pleno centro da cidade, onde hoje está a prefeitura municipal. Relembramos casas famosas, entre elas a Gruta Azul e o Balalaika.
Enfim, esse meu retorno a Santa Maria e a frequência diária ao calçadão, proporcionado pela vida de aposentado, tem me dado a oportunidade agradabilíssima do reencontro de queridos amigos. O que me permite o reencontro com o passado histórico da cidade e que precisa ser registrado para que não se perca. Esporadicamente farei este registro, pois ele toca meu coração de santa-mariense. E creio tocar o coração do leitor também.
James Pizarro

Nenhum comentário: