quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

COLUNISTAS

Melhor idade?

James Pizarro
por James Pizarro em 14/01/2016
Compartilhar:
Mais opções
Há muitos anos a nossa cidade se destacou na criação de grupos de idosos. E a UFSM teve papel preponderante nesse pioneirismo ao criar o programa de aluno especial da Terceira Idade. Tudo sob a direção do meu querido amigo Professor Juca. Havia diretório acadêmico e programa na Rádio Universidade dirigidos pelos alunos da Terceira Idade. A cidade tinha mais de uma dezena de grupos. Criaram-se eventos especiais (palestras, viagens de turismo, orientação de nutricionistas, médicos, geriatras). Havia bailes anuais com escolha da Miss Terceira Idade. Alguns grupos conseguiram se estabelecer com sede própria.
Acompanhei de perto isso tudo porque meu falecido pai, Alfeu Pizarro, teve destacada atuação na consolidação destas iniciativas. Mas - não sei porque razão - de repente substituíram a expressão “Terceira Idade” pela expressão “Melhor Idade”. Que porcaria de “Melhor Idade” é essa? Como a longevidade humana está aumentando uma barbaridade, eu fico imaginando quando a gente chegar a ficar mais velho ainda. O que será que nos espera quando atingirmos a “Pior Idade?” Quem inventou a expressão “Melhor Idade” para designar a velhice e substituir a tradicional “Terceira Idade”, deve estar internado em alguma torre de palácio abandonado achando que é Napoleão.
Se andar de bengala, usar fraldas geriátricas por causa da incontinência urinária e fecal, ficar impotente, virar um chato moralista, receber tudo na boca porque o Mal de Parkinson lhe faz tremer até a alma, isolar-se do mundo por causa do Mal de Alzheimer, se isso tudo é ser portador de “Melhor Idade”, então estou caduco já.
Mas mesmo para os idosos que gozam de boa saúde - como é o meu caso - os amigos quase todos já morreram, os netos lhe acham ultrapassado e chato se puxar assunto no messenger, quando usam a fila preferencial nos bancos e lotéricas todos ficam de cara amarrada, os outros acham injusto os assentos preferências nos ônibus, a mulher se queixa que a gente urina na tampa do vaso, não se pode roncar, nem comer demais, nem abusar dos flatos em público ou no elevador.
Que porcaria de “Melhor Idade” é essa? Como a longevidade humana está aumentando uma barbaridade, eu fico imaginando quando a gente chegar a ficar mais velho ainda. O que será que nos espera quando atingirmos a “Pior Idade?”
Acho que a Previdência Social - para fins de economia - vai soltar a gente no meio da Amazônia.
Pelados.
Sem remédio.
E com uma gigante tela de TV para a condenação final: ouvir o programa do Raul Gil, Faustão ou Gugu 15 horas por dia.
Ou ouvir a Dilma falando em estocar o vento.
James Pizarro

Nenhum comentário: