terça-feira, 12 de novembro de 2013

"O VALE DO FIM DO MUNDO" - James Pizarro

Não encontrei nas livrarias de Florianópolis este livro, muito embora seja lançamento e o livro diga respeito a Santa Catarina. Então, tive a ideia de encomendar para meu amigo Juarez, dono da revistaria da Me. Maria Villac, Canasvieras, quase esquina com a rua Antônio Prudente de Moraes. E obtive êxito em conseguir um exemplar vindo de Curitiba.

Um médico húngaro, chamado SÁNDOR LÉNÁRD, veio se estabelecer no Brasil depois de terminada a Segunda Guerra Mundial. Construiu casa e fez seu consultório na cidade catarinense de Dona Ema, situada no Vale do Itajaí.

SÁNDOR escreveu um livro, chamado "O vale do Fim do Mundo", publicado pela Editora COSAC NAYFY. Nesta obra o médico conta as crendices, as anedotas, os "causos" (como o gaúcho gosta de falar), os hábitos dos personagens, além da sua impressão como estrangeiro recém-chegado sobre o lugar onde veio morar.

O médico escreveu numa linguagem singela, cheia de afeto para com a região onde veio morar e por seus clientes, a maioria imigrantes alemães. Embora húngaro, Sándor formou-se na Itália e se apaixonou pela região catarinense que escolheu para morar.

Nesta época em que médicos brasileiros não querem morar nos locais distantes do interior e o (des)governo brasileiro importa médicos cubanos, medida discutível e polêmica, é bom ler este livro do SÀNDOR LÉNÁRD,

O livro foi escrito por um tipo de médico que não existe mais.

Nenhum comentário: