sábado, 30 de novembro de 2013

MODESTO DIAS DA ROSA - James Pizarro

 Lépido e fagueiro, com seus mais de 91 anos bem vividos, o meu querido amigo Modesto Dias da Rosa é um dos mais antigos e populares frequentadores da antiga "Primeira "Quadra", hoje Calçadão".

Modesto é natural de Tupanciretã e veio para Santa Maria em 1935. Militar, ele saiu de Santa Maria de 1951 a 1953 para servirem Ijuí, logo retornando para nossa cidade, onde se reformou.
Ele me contou muitas histórias de Santa Maria referentes ao período 1930/1940 (década anterior ao meu nascimento) e me falou sobre alguns tipos populares, como "Fanático", "Fanha", "Pipoqueiro" e "Tivico".

Modesto é pai do meu amigo Norton da Rosa, talentoso locutor de Santa Maria, aposentado da Rádio Universidade, muito popular por ser apresentador de dezenas de festivais de música nativista gaúcha.
Modesto foi dono da primeira casa de venda de cartões da "Loteria Esportiva" através de máquinas automáticas. A casa se localizava à avenida Rio Branco, em frente ao atual Banco do Brasil.

Nenhum comentário: