sábado, 2 de novembro de 2013

E AS EMOÇÕES, COMO VÃO ? - James Pizarro

O século XX foi uma época de cobrança de desempenho... pais, professores, etc..se tornaram - na melhor das boas intenções - algozes dos filhos e alunos, cobrando-lhes sucesso a qualquer preço. A gente era obrigado a buscar (e alcançar) o sucesso. Ser reprovado no vestibular, por exemplo, era um satânico fracasso. Por isso, o grande número de ansiosos e angustiados na minha geração.

 Já neste século XXI surge depressão precoce, a tristeza, a apatia, o desânimo, a autopiedade...mesmo naqueles jovens e adultos que têm todas as condições materiais resolvidas. Apareceu uma coisa dantesca e desconhecida no mundo civilizado : a depressão infantil. Por isso, o grande número de jovens no ensino médio e universitários que sofrem de...digamos...melancolia.

 90% das pessoas adicionadas no meu blog e no facebook foram meus alunos em alguma fase da vida. Para estes e também para os que não tiveram relação mais chegada comigo, eu me encorajo a dizer : se algum de vocês passa por sentimentos semelhantes a esses - que são emoções paralisantes - PROCURE AJUDA sem medo algum, sem preconceito algum. Procure um psicólogo ou psiquiatra de sua confiança e faça terapia.

 Se não tiver um plano de saúde ou não tiver condições financeiras de pagar o profissional, procure os ambulatórios dos cursos de Medicina e de Psicologia : existem estágios onde os alunos recém-formados estão fazendo especialização ou mestrado nessa área, com supervisão de seus professores de renomada competência. Nestes locais você fará terapia gratuitamente.

 Espero ter ajudado muita gente a tomar esta decisão : investir em sua própria saúde para ser mais feliz !!!

Um comentário:

Sandra disse...

Ajudou sim!
E muito.
Obrigada, abraços.