segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FRANKLIN CASCAES, O BRUXO DA ILHA - James Pizarro

FRANKLIN JOAQUIM CASCAES, popularmente conhecido como  "o bruxo da ilha", foi o maior mitólogo da arte catarinense, sobretudo do aspecto da mito-magia da Ilha de Santa Catarina (que muitos chamam erroneamente de Ilha de Florianópolis).

CASCAES nasceu em Itaguaçu, cidade de São José, SC,  em 16 de outubro de 1908, filho de Joaquim Serafim Cascaes e Maria Catarina Cascaes. Foi casado com Elizabeth Pavan Cascaes.  CASCAES faleceu em 15 de março de 1983, aos 75 anos.

Realizou centenas de exposições de 1931 a 1978 (tenho a listagem de todas as exposições realizadas). Ficou muito famoso perante o público pela montagem de seus famosos presépios nos mais diferentes locais de Florianópolis. São lembrados até hoje os presépios montados no "campus" da UFSC (de 1977 a 1983). Confeccionou e fez doação de muitas imagens, além de restaurar outras tantas em capelas e igrejas da cidade. CASCAES ainda deixou 925 desenhos que estão guardados e conservados em mapotecas destinadas a este fim.

Existem muitos artigos escritos a respeito da obra de CASCAES. Mas escritos por ele mesmo consegui encontrar apenas dois textos :"As Bruxas da Ilha de Santa Catarina" (publicado na revista Brasileira de Folclore, em 1963) e "A Bruxólica Magia da Ilha" (publicado no jornal O ESTADO, de Florianópolis, em 7 de agosto de 1971).

O melhor estudo que consegui encontrar (até agora) sobre CASCAES está no livro de uma professora universitária paranaense da UFPR, Adalice Maria de Araújo, que também é pesquisadora e crítica de arte. Adquiri esta obra na Feira do Livro da UFSC, no início de 2013, junto com mais de 58 livros que encontrei sobre a ilha de diversos autores. A obra de Adalice tem por título "FRANKLIN CASCAES, O MITO VIVO DA ILHA", 153 páginas, editado em 2008 pela Ed. da UFSC.

A obra de CASCAES, assim como de outros artistas catarinenses, deveria ser conteúdo obrigatório de estudo nas séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede pública do estado de SC ou, pelo menos, nas escolas de Florianópolis.



Nenhum comentário: