sexta-feira, 12 de abril de 2013

RÉQUIEM PARA A SALA DE AULA - James Pizarro

Minha Nossa Senhora do Giz Perdido !

Valei-nos a padroeira criada, beatificada e canonizada por mim para proteger a classe em extinção dos professores que sabiam dar aulas apenas com seu talento e giz ! Entre os quais, modestamente me incluía, já que me obrigaram a parar de dar aulas mediante ameaça de perder certas vantagens salariais.

Em pleno gozo das minhas faculdades mentais, com memória privilegiada, senhor do conteúdo básico da minha disciplina e me atualizando diariamente, com facilidade de fazer relação e obter confiança dos alunos…fui praticamente enxotado depois de 40 anos...dando aula sem fichinhas e sem usar transparências (como muitos usam, no escuro, para não ver a cara dos alunos bocejando).
Não se pense que sou contra as tecnologias em prol do ensino. Não mesmo ! Eu próprio sou viciado em computação e internet.
Mas se dar aula com a presença do aluno já é difícil, imagine-se dar aula à distância.

Aula dita presencial requer professor com talento, empatia, compreensão, bom humor, criatividade, dominio absoluto do conteúdo e mais : o aluno tem de perceber desde o primeiro momento que o mestre ADORA O QUE ESTÁ FAZENDO ! Que não está ali por acidente, por obrigação ou só para defender uma grana.

Agora – com a ausência de vocações para o magistério – inventam esta picaretagem e querem me fazer crer que é possível educar e dar aula à distância.

No lugar dos professores certamente vão baixar entidades do astral e,via mediúnica do computador, vai haver transmissão direta de conhecimentos para a rebimboca da parafuseta do cérebro do aluno.
Ao invés de universidades, centros espiritualistas.
E no lugar dos bons livros clássicos de cada disciplina, fluidos ectoplasmáticos serão injetados na cabeça do aluno, onde irão se misturar ao rock e à cerveja, quando não à maconha.

Que maravilha !
Jamais pensei assistir ao enterro da sala de aula.
Ao féretro da cultura.

Meus bisnetos, certamente, ainda assistirão o incêndio monumental das bibliotecas e das obras de arte. E os alunos obterão orgasmos com chips estrategicamente colocados no corpo.
Graças a Deus, eu já terei morrido.

Nenhum comentário: