sexta-feira, 19 de abril de 2013

OS IPÊS-AMARELOS E O PLANETÁRIO DA UFSM - James Pizarro

Vou relatar este episódio para que Santa Maria não o perca, principalmente as pessoas ligadas à UFSM. Ocorreu em 1966...portanto, há 47 anos.

Em frente ao planetário da UFSM, no campus, existe um conjunto de ipês-amarelos que enfeitam o ambiente quando chega a época da floração. Por que aqueles ipês estão ali...quem os plantou...porque estão plantados naquela disposição ?

O primeiro nome da universidade era USM - Universidade de Santa Maria. Anos depois é que passou a ser chamada de UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. O reitor Mariano da Rocha teve a idéia de plantar ipês-amarelos naquele local pois, pelo plano diretor da então UFM, ali deveria ser erguido o planetário da universidade, fato que se concretizou anos depois.

O plantio dos ipês-amarelos foi feito por alunos, professores e funcionários do Curso de Agronomia, naquele tempo chamado de Faculdade de Agronomia, dirigida pelo saudoso professor Ary Bento Costa. Minha turma se formava em dezembro de 1966 e, na condição de formandos fizemos o plantio junto com alguns professores. Recordo de alguns professores presentes à cerimônia, além do prof. reitor : Erb Veleda (prof. de Zootecnia), Armando Adão Ribas (prof. de Zoologia Agrícola, disciplina da qual fui monitor e, anos depois,professor),  Mário Bastos Lagos (prof. de Fitotecnia e que foi paraninfo de nossa turma), Mário Ferreira (prof. de Climatologia e Meteorologia), Dilon Lima do Amaral (prof. de Matemática e Cálculo) e Santo Masiero (prof. de Botânica Sistemática). De todos os professores citados, permanece vivo apenas o prof. Santo Masiero, meu grande amigo e residente à rua Silva Jardim, entre a avenida Rio Branco e Floriano Peixoto, em frente ao Banco da Esperança. Ah...eu também estou vivo...

Detalhe : o professor reitor Mariano da Rocha queria que as mudas fossem plantadas numa disposição tal que formassem a sigla UFM. E assim foi feito. Com a mudança de nome anos depois para UFSM, novo arranjo foi feito para que fossem introduzidas mudas grandes formando a letra "F".
Numa fotografia áerea, ou numa visão feita a bordo de um helicóptero da Base Aérea poderá ser vista a sigla UFSM quando os ipês-amarelos estão floridos.

Conto esta história para fazer o registro de um singelo episódio do qual os mais moços certamente não têm conhecimento. Precisamos resgatar a memória da UFSM e de Santa Maria.


Nenhum comentário: