segunda-feira, 18 de março de 2013

FLORIANOPOLITANAS (5)

FALECIMENTO  -  Aos 84 anos, faleceu dia 3/março/2013 o engenheiro  e professor AYEZO CAMPOS, fundador do Curso de Engenharia Civil da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina. Teve o corpo cremado no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.

************************************

DISCREPÂNCIA  -  Na cidade de Balneário Camboriú o horário-limite para as baladas em casas noturnas é 5h da madruga. Ao lado, na cidade de Camboriú, as casas noturnas podem ficar abertas até 7h30min. E na maioria das cidades catarinenses não há horário estipulado. Não é curiosa a discrepância ?

************************************

FUTEBOL  -  Poucos sabem, mas o Clube Atlético Carlos Renaux, da cidade de Brusque, é o primeiro clube catarinense a completar 100 anos de existência. A cidade se prepara para grandes comemorações em torno dessa data histórica.

************************************

FERROVIA  -  A estrada de ferro que ligará as cidades de Itajaí e Chapecó - numa extensão de 622 quilômetros - é chamada popularmente de "Ferrovia do Frango" porrazões óbvias.

************************************

MENDIGOS  -  Quem quiser ver uma quantidade enorme de mendigos e marginais, moradores de rua e delinquentes, basta passar - a qualquer hora do dia - pelas ruas Tiradentes, João Pinto, Antônio da Luz e suas cercanias, não esquecendo - é claro - da parte fronteira à Catedral. E os assistentes sociais dos órgãos governamentais estaduais e municipais, onde estão ?

************************************

POMERODE  -  Foi um suceso a edição de número 12 da "Stammtisch de Pomerode", tradicional festa da colônia alemã. Etimologicamente,  a expressão vem de duas palavras : "tisch" (que significa "mesa") e "stamm" (que significa "tronco"). Numa tradução mais livre : local onde os operários bebiam depois do trabalho. O próximo encontro será em Blumenau.

************************************

SUINOCULTURA  -  Os criadores de porcos de Santa Catarina estão exultantes. Além das exportações continuarem firmes para a Rússia e Ucrânia, SC está prestes a conquistar o mercado japonês, que já enviou representantes para consolidar os negócios.

************************************

SALÁRIOS  -  Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de SC, através de seus sindicatos, através de suas associações, levaram um plano de recuperação salarial ao Governador de SC. E ouviram um sonoro "não há dinheiro".

************************************

GOZAÇÃO  -  Cidades do interior de SC estão gozando com os moradores de Florianópolis por dois motivos : a capital não teve Carnaval e o Avaí e o Figueirense estão na segundona do futebol brasileiro.

************************************

TRISTEZA  -  A Capela São Sebastião da Limeira, na localidade de Três Riachos, no interior da cidade de Biguaçu, foi consumida pelas chamas. A antiga e bela igreja da Grande Florianópolis, com mais de 100 anos de existência, teve apenas os sinos salvos. Causa : foi atingida por um raio que deu início ao incêndio.







Nenhum comentário: