terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PONTE HERCÍLIO LUZ : 30 ANOS INTERDITADA ! - James Pizarro


Corria o ano de 1982 em Florianópolis. O governador de SC, Jorge Bornhausen, recebeu um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo : "foi constatada a corrosão no cabo de sustentação do vão central da ponte Hercílio Luz e um dos olhais da torre do lado insular foi rompido". Diante do laudo, por razões de segurança, não sobrou outra medida ao governador que não a de interditar o uso da ponte que é o cartão postal de Florianópolis.

A imprensa publicou dados da ponte, dando conta que a mesma é suspensa  com 360 barras de olhal, "um sistema parecido com uma corrente de bicicleta, que dá sustentação a ela". O DIÁRIO CATARINENSE, edição de sexta-feira, 14/dezembro/2012, em alentada reportagem da jornalista Roberta Kremer, detalha a situação :

"O maior problema é que um desses olhais está com defeito e amarrado com cabo de aço desde 1982, e os outros estão bemdesgastados. O rompimento de apenas umdeles pode causar um efeito dominó, desequilibrando a antiga obra de ferro. O estrago seria grande, já que a ponte Hercílio Luz tem 5 mil toneladas. A estrutura de suporte para a ponte foi projetada para garantir segurança na troca das barras de olhal e das quatro rótulas que dão flexibilidade à ponte".

Trinta anos depois de interditada e milhões e milhões de reais gastos, a ponte continua sem ser usada.

Até quando ????

Nenhum comentário: