segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SANTA MARIA : ANUÁRIO 2012 - James Pizarro

Acabo de receber o "Anuário 2012 - Santa Maria Potencialidades" ou "Santa Maria Potentialities - Anuary 2012", já que a edição é bilíngue. É um anuário de 106 páginas, ricamente ilustrado e com planejamento visual espetacular.

A publicação é uma iniciativa do "Grupo A RAZÃO" com sede à rua Paul Harris, 2, SantaMaria/RS, cujo diretor responsável é Alexandre de Grandi (meu querido ex-aluno e amigo, a quem conheço desde os primeiros meses de vida). A supervisão geral é do jornalista Gaspar Miotto, meu amigo de muitas décadas e colega de docência da UFSM.

A editoria e redação são também de dois ex-alunos meus : Ricardo Ritzel e João Fabrício Minussi. O projeto gráfico e a diagramação são de Rodrigo Fortes, enquanto a versão em Língua Inglesa é do professor Fernando Cardoso.

As fotografias que ilustram o anuário são de autoria de Rafael Dias, Gilvan Peters, Claudio Machado e Marco Fank. Também foram usadas fotografias dos arquivos de A RAZÃO, Clube Dores e Prefeitura Municipal.


O anuário é didaticamente dividido em 8 capítulos : A Cidade, Logística, Educação, Economia, Cultura, Saúde, Turismo e Segurança.´

Tenho mostrado a todos os amigos catarinenses aqui de Canasvieiras, Florianópolis, este anuário e até mesmo emprestado para alguns para uma leitura mais minuciosa, pois tenho orgulho de mostrar a eles o meu torrão natal.

Quero fazer um agradecimento especial ao meu grande amigo Valter Antoninho Bianchini, colega da UFSM e proprietário da fábrica das famosas facas Coqueiro, que teve a gentileza de me enviar um exemplar deste anuário, com a seguinte dedicatória :

"PIZARRO : quando olho os morros da cidade, devo a ti o ar mais puro que respiro "antes que a natureza morra". Um abraço do Bianchini"

Bianchini, que foi Pró-reitor de Extensão Rural da UFSM, cedia um dos veículos da universidade e motorista para me transportar a mais de 150 cidade onde fiz palestras de meio ambiente no RS (viagens pelas quais nunca ganhei diária, pois era um trabalho voluntário meu e de extensão). Sempre entendeu meu trabalho e me prestigiou. E ele sabe que, anos depois, como vereador eu movi uma férrea campanha na cidade pelo fechamento e proibição de funcionamento de várias pedreiras que estavam a destruir os principais morros que cercam Santa Maria. Daí a razão de sua dedicatória no anuário.

São reconhecimentos assim que emocionam e gratificam o trabalho da gente.

Nenhum comentário: