sexta-feira, 6 de julho de 2012

A GONORRÉIA RESSUCITOU - James Pizarro

Eu sou tão velho que a gonorréia ou blenorragia era chamada de "doença venérea", enquanto hoje ela se encontra no grupo das chamadas DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis.

É causada por uma bactéria chamada NEISSERIA GONORRHOEAE que, ao longo dos anos, foi ficando cada vez mais resistente aos antibióticos. Que antibióticos ?

a)- década de 1940 : sulfanilamida
b)- década de 1980 : penicilinas e tetraciclinas
c)- de 2007 em diante : fluoroquinolonas
d)- atualmente : terceira geração de cefalosporinas.

Segundo estatísticas da OMS - Organização Mundial da Saúde existem 448 milhões de casos novos de DST/ano.  Dentre estes 448 milhões de DST, 88 milhões são de gonorréia. No Brasil, para variar, não existem estatísticas ...

O problema mais crucial hoje nesta área é que a bactéria causadora da gonorréia  dia a dia está apresentando notável resistência a todos os medicamentos e, se não forem criados novos antibióticos, a humanidade corre o risco de ficar sem tratamento para esta doença. Isso já está ocorrendo em outros países.

O Brasil está prestes a receber milhões de turistas por ocasião das Olimpíadas, da Copa do Mundo e de centenas de outros eventos menores que trazem pessoas de todo o mundo.

O que nossas autoridades estão fazendo em matéria de prevenção ?

Nenhum comentário: