sábado, 2 de outubro de 2010

SEVERINO, UM VENCEDOR

Severino de Oliveira Marinho, nascido em Recife, PE, foi uma das primeiras pessoas com as quais travei conhecimento em Canasvieiras. Simpático. Gozador. Piadista. Um homem de bem com a vida. Que adora tirar sarro com todo mundo, sobretudo com gaúchos.
Ele veio morar na praia de Canasvieiras em 1992. Deixou sua esposa e filhos estabelecidos com uma mini-mercearia. Trabalhou duro como garçon. Juntou alguma economia. E a agregou ao dinheiro da venda da mercearia. Pode então trazer a esposa com os filhos. Alugaram um quiosque na praia para fazer comércio. E passou a vender sorvete. Salada de frutas. Coco verde. Fiscais da Prefeitura alegaram local impróprio. Fizeram-no abandonar o quiosque.
E Severino - mais conhecido em Canasvieiras por Marinho - sem local para o trabalho e sem dinheiro, teve de se mudar para outro local. Que era um mero projeto de vila. Foi se juntar a dezenas de outras famílias que se encontravam no mesmo local em idêntica situação de vida.
A favela ali formada não era um aglomerado de vagabundos. Eram dezenas de trabalhadores. Garçons. Copeiros. Cozinheiros. Garis. Catadores de material reciclável. Pedreiros. Carpinteiros. Auxiliares de serviços gerais.
E a liderança natural desse recifense chamado Severino aflorou em toda a intensidade. Passou a fazer reuniões. Arregimentou aliados. Ocupou espaços na rádio. Jornais. TV. Sofreu todo tipo de pressão. Ele e seus liderados eram tratados como "os sem terra do Balneário de Canasvieiras". Além da incompreensão por parte da maioria dos políticos da época, sofriam todo tipo de pressão e menosprezo de muitos comerciantes, políticos e pessoas importantes do balneário. Viam naqueles trabalhadores uma ameaça à sociedade. Uma mancha. Um borrão na paisagem.
Severino insistiu. Persistiu. Jamais desistiu. E levou a luta adiante pelos anos seguintes.
Quem mora nessa praia há muito tempo, lembra-se das 16 famílias que começaram esta luta. Lembram do outrora chamado "Loteamento Pinheirinho". Lembram de Severino.
Finalmente, por permuta, estes homens ganharam uma área na Cachoeira do Bom Jesus, bairro vizinho a Canasvieiras. Uma área com 7 quadras. terrenos de 120 metros quadrados. E mais uma área verde de 8 mil metros quadrados.
Operários construtores de suas próprias casas, lá se estabeleceram. E Severino, escondendo a emoção, sempre lembra a "Festa da Cumieira", nos primeiros meses de 1996, hábito comum no setor da construção civil. A segunda parte do conjunto habitacional foi concluída também com muita luta em 1999. As novas unidades habitacionais abrigaram as famílias da famosa enchente de 1995. E também aos que moravam em condições precárias na faixa de domínio da BR-282.
Hoje existem creches. Centro educacional.Área de lazer. Mais de 300 famílias lá estabelecidas. Na hoje chamada, VILA UNIÃO.
Enquanto este nordestino, a quem hoje posso chamar já de meu amigo, me contava estas coisas todas...eu imaginava a luta de todos os trabalhadores brasileiros marginalizados. Sem casa. Sem emprego fixo. O esforço dos desvalidos. Da divisão infame existente no Brasil. Entre aqueles que têm tudo. E os que nada têm. Entre os que têm sede. E os que são donos da água. Os que têm fome. E os que são donos dos grandes supermercados. Os que têm frio. E aqueles que moram nas coberturas com calefação central. Enquanto Severino falava eu ficava a me lembrar do também nordestino Ariano Suassuna. Da sua grande obra "Vida e Morte Severina".
Meu amigo Severino, nordestino radicado nessa praia catarinense, nesse pedaço de paraíso que nem mesmo os nativos daqui sabem dar o devido valor, é feliz. Pegou as rédeas de sua vida na mão. E generoso, viril, tomou as rédeas nas mãos da vida de dezenas de favelados. E conduziu este comboio de carne, sangue, suor e lágrima rumo à vitória da VILA UNIÃO.
Hoje estabelecido no centro de Canasvieiras com uma moderna loja de equipamentos eletrônicos e de computação, me servindo um cafezinho, Severino lembra os anos de luta.
É um homem que poderia ter tirado dividendos políticos de sua luta. Ter tentado a politica. Ou ter virado um prepotente, um vaidoso, um boçal por ter sido um vencedor.
No entanto, Severino é modesto. Humilde. Sorridente. Gentil.Trabalhador.
Porque ele tem o carater dos generosos.
Daqueles que levaram uma vida severa...uma vida severina. E nem por isso se deixaram abater.
Severino olha pra frente. E pro alto.
E eu, como seu amigo, recém aportado aqui nesta praia maravilhosa, desejo que Deus dê a ele e aos seus familiares o que ele merece :
Glória alta ! Vida longa ! E compreensão entre os homens !
**************************
AUTOR : James Pizarro

2 comentários:

Ana disse...

"Amém"!
Fico encantada com pessoas assim...
Lindo post, Professor!

Anônimo disse...

pessoas assim merecem todo meu res
peito, pois são batalhadoras e não
descansam até conseguirem a vitoria
é disso que o Brasil precisa e não
de distribuição da bolsa preguiça
no meu ponto de vista todos mere-cem uma vida digna, mas sem esmo
lar e sim receber auxilio pra progredir através de cursos de capacitação, e sempre ter assisten
ci em todos os setores que um um ser humano necessita pra viver com dignidade