domingo, 25 de julho de 2010

AVÔ RÉPTIL SE DESPEDE DE NETOS ALADOS...

Tenho cinco netos. Os dois menores, Tiago (7 anos) e João (3 anos), são mineiros de Itajubá, sul de Minas Gerais.
Juntamente com minha filha Cristina e meu genro Gustavo, eles passaram oito dias conosco aqui em Canasvieiras. Claro, foi uma semana atípica, inesquecível. Passeios. Idas a parquinhos infantis. Almoços fora. Jantares aconchegantes em casa. Conversas colocadas a limpo. Passado rememorado. Futuro compartilhado em sonhos. Passeios aos shoppings. Compras na Havan.
"Scherek" (parte 4) e "Toy Story" (parte 3), ambos em 3D, nas barulhentas salas do CINEMARK. Pipoca. Dinossauros. Gritos. Olhos infantis sem piscar. Volta à nossa infância.
Hoje, domingo, acabam de sair para o aeroporto de Florianópolis, distante 45 quilômetros daqui da praia. Foram com nosso amigo Paulo, gaúcho de P. Alegre, aqui residente há 14 anos e dono de uma frota de carros de aluguel.
Impossível conter o choro.
Nunca sei - na idade em que estou - quando os verei de novo. Se os verei.
E essa dúvida aperta o coração. Esmaga o coração como a uma goiaba madura demais. Há muitos anos deixei de sopitar emoções, de controlar lágrimas.
Não importa que meus netos me vejam chorando. Nem que minha filha chore comigo abraçada. Nem que meus netos também se emocionem
Isso é sinal de bem querer.
Vou para a praia tomar chimarrão ao sol. Porque o avião deles passará por aqui dentro em breve. Conheço a hora e o roteiro.
Aquele enorme pássaro de metal carregando em seu útero de aço meus entes queridos. E deixando para trás - como se fosse uma nuvem - aquele gigantesco rastro branco. Vão cumprir seu destino de alados os meus netos. Pois eles têm muito céu pela frente, pelos anos a fora.
Eu dou as mãos nodosas para minha mulher. E como bicho antidiluviano fico olhando para o céu até o avião desaparecer.
Enquanto mais algumas lágrimas correm pela minha face de réptil.
**********************************
AUTOR : James Pizarro

11 comentários:

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
***************************
From: Ricardo ricardo
Sent: Sunday, July 25, 2010 4:05 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: "AVÔ RÉPTIL SE DESPEDE DE NETOS ALADOS" - James Pizarro



Não fique triste professor !!!
Enviei para o senhor um e-mail com a "Benção de São Patrício, patrono da Irlanda".
A benção expressa o desejo que que o senhor "viva cem anos e um a mais para se arrepender" !!!
Portanto, o meu prezado amigo terá sim muitas outras oportunidade de rever a sua filha, o seu genro e todos os seus netos.
Abraços,
Ricardo.

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
******************


From: gocha e mônica moraes
Sent: Sunday, July 25, 2010 5:41 PM
To: james Pizarro
Subject: RE: "AVÔ RÉPTIL SE DESPEDE DE NETOS ALADOS" - James Pizarro


parabéns professor...adorei!!!! e eu vivo seguidamente esta situação cada vez que visito minha gente!!!!
abraço fraterno dos amigos aki!!!!

Lúcia Soares disse...

Ah, Professor, sei bem o que é isso. Só que eu é que saio nesse pássaro alado de metal, que me amedronta, mas que enfrento. Lágrimas, deixo-as escorrer à vontade, não me importa quem veja.
Mas também tenho certeza que ainda os verá muitas e muitas vezes.
Abraços

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*******************************
From: Milton Oliveira
Sent: Sunday, July 25, 2010 6:12 PM
To: James Pizarro
Subject: Participação na nossa revista digital


James:

Eu e o Gilson Piber começamos no dia 02/08 o programa CONEXÃO UFSM. O projeto vai até dezembro, porque está dentro das comemorações dos 50 anos da universidade. O programa vai ser semanal, toda segunda, 13h15/15h00.

Além do programa de rádio, vamos fazer uma revista digital, lançada todo dia 14 do mês. Lendo a magnífica crônica que tu escrevestes hoje, contatei o Gilson que também a leu, e gostou muito.

Desta forma, estamos convidando você para assinar uma coluna nesta revista. Todo mês você escreve uma crônica, do tipo desta "Avô réptil...", bem pessoal, contando uma passagem tua dentro da instituição. Pensei no nome para a coluna como "DO BAÚ...". Se tiveres outra sugestão, encaminha.

Esperamos contar com tua valiosa colaboração. É uma maneira que achamos para deixar registrado no internet a nossa atuação nas comemorações do cinquentenário.

Aguardo retorno,


Milton Oliveira
Programador/webmaster Rádio Universidade AM
Santa Maria - RS

Visite nossos sites:
Portal Rádio Universidade AM > http://www.ufsm.br/radio
Expresso 292 > http://www.ufsm.br/expresso292

João Carlos disse...

Caro Professor, se acaso, não puderes vê-los novamente(fato que não acredito), não fiques triste. Pois se já ocupas um lugar privilegiado em nosssas mentes e lembranças, aos teus filhos e netos és eterno.
Abraços,João

pensandoemfamilia disse...

Vim lhe conhecer, pois li a homenagem que a Beth do Blog maegaia lhe fez.
Quanta sensibilidade pude percebr neste seu post.
Abços. Feliz estado neste lugar maravilhoso.

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
******************************
From: Neusa Moura
Sent: Monday, July 26, 2010 12:34 AM
To: James Pizarro
Subject: RE: "AVÔ RÉPTIL SE DESPEDE DE NETOS ALADOS" - James Pizarro


Pizarro

Lindo ...lindo o texto
Abraços


Neusa

Ana disse...

Me emocionei muito lendo as suas palavras. Cada uma delas carregada da verdade da vida, do amor imenso que sentimos pelos nossos filhos e, depois, pelos nossos netos. E a constatação de que, apesar de imenso, este amor não poderá durar para sempre. Não nessa vida. Mas quem disse que termina aqui e agora?
São estes mistérios, esta alegria e tristeza que se misturam, que me fazem sentir a verdade do seu amor tão lindo...

piti disse...

Adoramos!
Eu falei dentro do avião tb, que vcs deviam estar lá pela praia nos vendo... foi mto boa a semana mesmo, logo estaremos juntos de novo, com td a certeza!
Bjos com amor, Piti, Gu, Tiago e João

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
****************************
From: sartorilia@terra.com.br
Sent: Monday, July 26, 2010 10:39 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: "AVÔ RÉPTIL SE DESPEDE DE NETOS ALADOS" - James Pizarro


Lindo texto James, Parabéns! E se sofre quando é pai e se sofre quando é avô.
A vida as vezes parece uma novela viva, cheia de pequenos capítulos!
abraços e fiquem bem aí, em paz!
tudo de bom.
LIA SARTORI

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
****************************
From: sartorilia@terra.com.br
Sent: Monday, July 26, 2010 10:39 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: "AVÔ RÉPTIL SE DESPEDE DE NETOS ALADOS" - James Pizarro


Lindo texto James, Parabéns! E se sofre quando é pai e se sofre quando é avô.
A vida as vezes parece uma novela viva, cheia de pequenos capítulos!
abraços e fiquem bem aí, em paz!
tudo de bom.
LIA SARTORI