sexta-feira, 18 de junho de 2010

SARAMAGO MORREU HOJE, 18/junho/2010



José Saramago, o maior escritor da língua portuguesa dos últimos anos, morreu hoje (18 de junho de 2010). Há 14 anos vivia num auto-imposto isolamento num arquipélago diante da costa da África - de onde lançava sua voz crítica a sociedades, governos e governantes.

Saramago também foi o primeiro - e, até agora, único - escritor da língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998.

Conhecido pelo seu ateísmo, era membro do Partido Comunista Português e foi diretor do Diário de Notícias. Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu seus últimos anos em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

Na segunda parte da entrevista a Edney Silvestre nas Ilhas Canárias, o escritor revela não ter medo de morrer, mas cita a avó ao falar sobre ter pena por deixar um mundo que considera 'tão bonito'. E também fala do governo Lula, de terrorismo, e de sua reação ao saber que ganhou o maior prêmio literário do planeta.

4 comentários:

Beth/Lilás disse...

Pois é, amigo, triste ver alguém tão produtivo ainda indo embora.
A vida é tão breve!
bjs cariocas

Lúcia Soares disse...

Prof.,certamente o mundo perde uma de suas melhores vozes. Vozx de quem não teve medo de falar. Gostava de vê-lo todas as vezes que aparecia na TV.No dia 13/06 teve reportagem sobre ele no jornal mineiro "Estado de Minas", falando sobre o lançamento de sua biografia, onde ele aparece em foto, magro e envelhecido demais.
A biografia é da autoria de João Marques Lopes. "Saramago -Biografia", Editora Leya.
Abraços!

caminha, caminhando, poetando... disse...

Vão-se os bons, fica o que não presta. Pior, o que não presta nem se toca com a mensagem deixada por estes baluartes. Com Saramago não perde apenas a literatura. O mundo perde um humanitário, defensor da ética, da igualdade entre as pessoas, da natureza.

É triste ver - mesmo quando se sabe que a doença e a idade já lhe aprontavam um fim - que se cala uma voz que ainda acreditava num mundo melhor.
Apesar de ateu e agnóstico, Saramago deixava no chinelo muitos que se dizem seguidores de alguma doutrina espiritual, que se dizem seguir a Deus. Dos cristãos, então, nem falar. Talvez por isso, Mahatma Gandhi disse uma vez, mais ou menos assim: "Os cristãos? Sempre tive curiosidade de ver como são. Até segui-los. Depois que os conheci, nunca mais quis ser um deles".
Saramago seguia muito mais o que propôs Jesus Cristo que muitos de nós.

Realmente uma tristeza.

Mas como ele dizia: Da morte o que penso? É como se você num momento estivesse e noutro já não mais.
Fim!

Grande Abraço,

Caminha

Anônimo disse...

Que prazer encontrá-lo por aqui professor Pizarro! Já sentia saudades de sua frontalidade e de seus artigos tão bem escritos. Fã de Saramago e de seu trabalho, senti e lamento sua passagem para o outro lado.Um abraço professor!