quarta-feira, 19 de maio de 2010

SAUDADE

Na capital paulista existe a "Casa do Saber". No site da mesma está bem clara as razão da existência da mesma : "é um centro de debates e disseminação do conhecimento em São Paulo, que oferece acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Num ambiente extra-acadêmico, a Casa do Saber oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia, reunindo renomados professores e conferencistas. As palestras e os cursos, estes com duração de um a seis meses, apresentam o diferencial de serem ministrados em pequenos grupos, para promover a troca de ideias e maior interação entre os participantes e os mestres."

Esta semana (19/maio/2010) eles debaterão depois de palestras sobre o tema "SAUDADE". E vão analisar a saudade sob os pontos de vistas antropológico, filosófico, literário e poético. Os palestrantes serão Roberto DaMatta e Moacyr Scliar.

Eu tenho as minhas reservas com São Paulo, mas tenho de reconhecer o seu gigantismo cultural, seu cosmopolistismo, as iniciativas envolvendo literatura, pintura, escultura, cinema, teatro, dança, etc...

Em qual cidade do país a gente pode sair e avisar em casa que vai demorar um pouco porque vai ouvir conferência e discutir o tema "saudade" ?

Em qual cidade existe uma "Casa do Saber" aberta ao público ?

*******************************
AUTOR : James Pizarro

Nenhum comentário: