domingo, 17 de maio de 2009

AOS LEITORES DESTE BLOG !


Orar é uma tentativa da gente falar com Deus.
Já meditar é diferente : é a tentativa que a gente faz de "ouvir" Deus.
Tenho orado, para espanto das pessoas amigas, ex-alunos, parentes...que me conheceram há muitos anos.
E tenho meditado caminhando pela praia. Ou dentro do mar, com água até o pescoço, apenas olhando o céu e o horizonte. Ou sentado na areia, olhando as gaivotas.
Quando estou só em casa, coloco músicas e fecho os olhos enquanto medito.
Dependendo do dia, coloco música de câmara, tipo Vivaldi ou Bach.
Hoje, domingo, dia 17 de maio...10:14h da matina...com este dia fantástico, céu limpo, sol quentinho aquecendo minha pele, resolvi ouvir meus cantos gregorianos.
Os cantochões gregorianos originais, embora herdados dos salmos judaicos, das escalas ou modos gregos, monofônicos, monódicos, no século VI foram selecionados e adaptados por GREGÓRIO MAGNO e passaram a ser utilizados na liturgia católica.
Eu prefiro os cânticos gregorianos adaptados por cantores modernos.
E gosto muito de meditar ouvindo esta música que selecionei para os leitores desse blog. Fechem os olhos. Relaxem. E ouçam uma, duas vezes. Sem pensar em nada.
É meu presente desse domingo lindo, onde minha alma se expandiu tanto, que não pude deixar este sentimento apenas comigo. E quis reparti-lo com vocês.
Um beijo fraterno a todos.
****************************
(James Pizarro)

7 comentários:

Ana disse...

Belíssimo presente!
Obrigada, Professor!

Beth/Lilás disse...

Caríssimo James!
Também faço o mesmo que você quando venho para minha casa na montanha. Adoro estes cantos gregorianos e tenho-os aqui comigo, aliás, você lembrou bem e vou colocar um agorinha antes de descer para meu aprtamento de Niterói e enfrentar aquela barulheira e confusão de cidade grande.
Parabéns por ter conseguido fazer da sua vida o que há de melhor!
Lindo post e obrigada!
bjs cariocas

Patrícia Lemos disse...

Obrigada pelo presente. Caiu como uma luva.
Bjos!

Ana Bittencourt disse...

generoso como sempre. teu coração é maior do que tu.

Fina flor disse...

pena q só vi a dica na segunda...fica pra domingo q vem...bjo

Patrícia Lemos disse...

Bah, sobre a Isa e o Luiz, não sabia que eles tinham ido embora. Sempre tive a idéia de que se ela saísse daqui mais cedo estourasse em todo país. Santa Maria não a valorizou e não a recompensou por nem um décimo do seu talento. Fico feliz pela mudança deles, ainda mais sabendo que estão em ótima companhia.
Bjão!

Paola Soares disse...

Confesso que tenho meditado muito mais do que orado. Acho que minha oração na verdade tem sido contínua e diária, quando desejo o bem a alguém ou quando busco melhoras em minha vida sem atingir de maneira ruim a vida do próximo, assim creio que Deus entende o que estou "falando".
O importante é saber que "Deus está dentro", não é preciso buscá-lo tão longe.

p.s: oro por vc sempre Pizarro, saudade deve ser uma oração q mantém por perto quem está longe!!!

Beijos imensos!