sexta-feira, 13 de março de 2009

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ - (2)



Santo Amaro da Imperatriz possui área total de 338 Km², de área territorial, dos quais 72% situados em área de preservação permanente, o Santo e belo Verde Vale das Termas apresenta uma altitude de 30 metros, uma de latitude de 27°41'04" e longitude de 48°37'32".
O município está situado em posição geográfica privilegiada, ligada ao planalto e ao litoral catarinense pela BR 282. Cortado pelo Rio Cubatão o município oferece opções de lazer, com suas águas termais, atrativos naturais e festividades religiosas e culturais.

Santo Amaro da Imperatriz faz parte da região da grande Florianópolis, à 30 Km à Leste da Capital do Estado de Santa Catarina, perfazendo limites:

- Ao Norte com município de São José e são Pedro de Alcântara
- Ao Sul com os municípios de São Bonifácio e Paulo Lopes
- À Leste com o município de Palhoça
- À Oeste com município de Águas Mornas.


O acesso principal ao município de Santo Amaro da Imperatriz, dá-se no trevo da BR-101, na altura do Km 217 no município de Palhoça. Outra opção, é através da BR-282, com pavimentação asfáltica, que liga o Planalto Serrano à capital Catarinense e que atravessa o município.

O município de Santo Amaro da Imperatriz integra a Bacia do Rio Cubatão Sul e possui 4 micro bacias, a especificar:

* Sul do Rio
* Vila Santana
* Varginha
* Vargem do Braço

Quanto aos Rios, podemos relacionar:

* Vargem do Braço
* Cubatão
* Vermelho
* Matias
* Águas Claras
* Caldas do Norte

Atrativos Turísticos de
Santo Amaro da Imperatriz.


Morro das Águias Deltas: Pico situado a 694 metros do nível do mar, proporcionando uma vista panorâmica indescritível do litoral da grande Florianópolis. Local usado com freqüência para a prática do vôo livre.

Igreja Matriz: Situada no centro de Santo Amaro da Imperatriz, a Igreja Matriz é visitada diariamente por um grande número de turistas.
Telefone: (48) 3245-1116.

Conventinho do Espírito Santo: Antigo convento de freiras, em estilo barroco, do ano de 1904, conservando os móveis em grande estilo, com capela e jardim. É usado por Frei Hugolino, para o trabalho da cura pela imposição das mãos.
Endereço: Rua – Tereza Cristina, n.º 64, Centro de S.to Amaro.
Telefone: (48) 3245-1104.

Caldas da Imperatriz: Balneário de Caldas da Imperatriz, aqui o “ouro” brota em forma de água termomineral, local este, onde estão localizados os Hotéis Termais, grande captadores dos turistas que visitam o município.
Endereço: Estrada geral, Caldas da Imperatriz.

Salto do Rio Cubatão: Cachoeira com queda de 10 metros, com exuberante caudel de águas do Rio Cubatão o qual é margeado por vegetação e margeado e agrupamentos rochosos que formam maravilhoso visual, local utilizado para a prática de esportes aquáticos (Rafting).
Endereço: Estrada Geral, Vargem do Braço - Acesso restrito

Cachoeira do retiro e cachoeira da cobrinha de ouro: Conjunto de cachoeiras, formando vários remansos ou piscinas naturais. Contempla vegetação natural da Mata Atlântica de forma exuberante.
Endereço: Estrada Geral, Braço São João.

Cachaça do Imperador, situado numa área de entorno do Parque da Serra do Tabuleiro possui 02 engenhos resgatando a cultura local, sendo utilizado para confraternizações e degustação da cachaça.
Endereço: Rua Matias Menschein s/n - Caldas da Imperatriz
Telefone: (48) 8812.2188 – 3346.9309 (somente c/reserva)

Nenhum comentário: