quinta-feira, 12 de março de 2009

CAMBORIU - (9)


FOTO : bandeira do Balneário Camboriu.
******************************************************
A fundação da cidade de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando se emancipou de Camboriú passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo "Balneário" encorporado no nome. Os primeiros habitantes da região naturalmente eram indígenas da tribo Tupi-Guaraní. A colonização começou a ocorrer com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Alguns anos após a chegada do açoriano começaram a vir grupos de alemães em busca da terra fertil da região, sendo fundada a Vila do Bom Sucesso. Em 1848 passou a ser distrito da Cidade de Itajaí, chamado de Baírro da Barra com a construção da Igreja de N.Sra.do Bom Sucesso. Em 1884 foi desmenbrado de Itajaí originando a Cidade de Camboriú.


O povamento da região teve início em 1758, quando algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde, denominado Barra. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram outras famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí e Blumenau. Em 1836, chegou ao local Tomás Francisco Garcia com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se fase de ocupação da região preferida pelos banhistas, e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das avenidas central e atlântica.

Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú .

Há duas versões quanto à origem do topônimo Camboriú. Uma de origem popular, devido a uma acentuada curva no rio perto da foz, diz que, quando indagados por alguém à procura de uma pessoa, os moradores dali diziam: "camba o rio", vocábulo muito usado pelos pescadores da região. A segunda versão (e mais aceitável) é a do padre Raulino Reitz: mapas bem antigos assinalam o nome Rio Camboriú antes da haver povoamento de origem européia na área; o topônimo Camboriú vem do tupi, formado pela aglutinação das palavras: Cambori-u.

[editar] Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Praia de Camboríu, pela lei municipal nº 18, de 20 de outubro de 1954, subordinado ao município de Camboríu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1954 a 1958, o distrito de Praia de Camboríu figura no município de Camboríu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Balneário de Camboríu, pela lei estadual nº 960, de 8 de abril de 1964, desmembrado de Camboríu. Sede no antigo distrito de Praia do Camboríu. Constituído do distrito sede. Instalado em 20 de julho de 1964.

Pela lei estadual nº 5630, de 20 de novembro de 1979, o município de Balneário de Camboríu passou a denominar-se Balneário Camboríu.

Balneário Camboriú é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º59'26" sul e a uma longitude 48º38'05" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população estimada em 2007 era de 94.344 habitantes, não contando os estudantes moradores na baixa temporada. Possui uma área de 46 km².

Possui também uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir cerca de 90.000 habitantes, possui uma estrutura de edifícios que comportam quase 1 milhão de pessoas, marca essa ultrapassada na alta temporada.

Seu atual prefeito, eleito, é o empresário Edson Renato Dias -Piriquito- (PMDB), cujo mandato termina no ano de 2012. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis. Segundo pesquisas realizadas pela ONU, está entre as 50 cidades brasileiras com maior IDH, ficando na sétima colocação.

Nenhum comentário: