segunda-feira, 16 de março de 2009

CAIXÃO DE DEFUNTO NÃO TEM GAVETAS...(2)



FOTOS : Par de candelabros de prata inglesa do século XIX (40 000 reais); Copos do período de Elizabeth I, século XVI (125 000 reais o par)
************************************************
Em Genebra, a Sotheby's fará um pregão só com seus colares, pulseiras, braceletes, brincos, anéis... São 63 lotes com oitenta peças, no valor aproximado de 17 milhões de reais. "As jóias de dona Lily combinam com o seu temperamento: são exuberantes, de extremo bom gosto e demonstram autoconfiança", descreveu no catálogo David Bennett, diretor do departamento de jóias da Sotheby's para a Europa e o Oriente Médio. Na quinta (8), a tela Monique au Chapeau, um retrato seu pintado em 1946 pelo holandês Kees van Dongen (1877-1968), estará no leilão da Sotheby's, em Nova York. Foi cotada em 1,2 milhão de reais. No Rio de Jane iro, o martelo será batido durante cinco dias (entre 13 e 17), com organização dos leiloeiros Soraia Cals e Evandro Carneiro. O leilão terá 908 lotes e mais de 2 000 peças, estimadas em 15 milhões de reais.
----------------
"As pessoas se espantam por eu estar me desfazendo de tudo, mas preciso preparar o futuro", diz Lily. "Não posso dizer que estou dando pulos de alegria, mas pelo menos estou tranqüila de fazer o certo." Serão oferecidos móveis, quadros, pratarias, cristais, porcelanas e lustres que estavam em suas duas fazendas - a Veneza, em Conservatória, e a Paraíso, em Juparana, perto de Vassouras - e no apartamento duplex da Avenida Atlântica. Só para se ter uma idéia do montante, foram necessários vinte caminhões para levar as peças até o lugar onde ficarão expostas no Rio. O catálogo, cuja confecção consumiu 200 000 reais, mais parece um livro de arte: com capa dura, tem 576 páginas e pesa 3 quilos.
Os valores obtidos com a venda do reluzente patrimônio - estima-se que chegue a 30 milhões de reais - formarão um fundo, a ser gerido por um banco, que garantirá que nada falte a seus herdeiros: o filho adotivo, João Baptista, de 43 anos, e seus quatro netos, Phillipe, de 21, Gabriela, de 11, Anthony, de 9, e João Victor, de 4. "A gente sabe que, quando alguém morre e deixa alguma coisa, sempre há brigas", explica. "E, no caso de alguém que tem quatro noras, é mais complicado", deixa escapar. Lily teve apenas um filho biológico, Horacinho, que morreu aos 26 anos num acidente de carro, em 1966, com a cantora Silvinha Telles. Sete meses depois, por intermédio da amiga Sara Kubitschek, mulher do presidente JK, adotou João Baptista, na época com 1 ano e meio. "Sei que, se não for eu a me chatear, vai ser mais difícil para o meu filho", comenta. João Baptista mora em Miami e parece não ter habilidade para gerir negócios. Em uma ocasião, ela montou um moderníssimo estúdio de gravação para ele. "Quem tinha dinheiro ia para Los Angeles, quem tinha menos gravava na Argentina e quem não tinha ou não pagava procurava o João Baptista", lembra, com bom humor.

Nenhum comentário: