sábado, 8 de novembro de 2008

FORTALEZA DE INHATOMIRIM - Ilha de Inhatomirim


Situada na Ilha de Anhatomirim, esta fortaleza construída no século XVII era parte de um complexo defensivo triangular, projetado que incluía ainda as fortalezas de São José da Ponta Grossa e Ratones. Nela trabalharam centenas de escravos e soldados para construir os seus 2.678 m². Alguns episódios se destacam na história das fortalezas, particularmente a tomada de Nossa Senhora do Desterro a partir da dominação dos fortes espanhóis, em 1777, e o episódio dramático ocorrido durante a Revolução Federalista, em 1894, quando os revolucionários colocaram-se contra a política de Floriano Peixoto, então vice-presidente do exército. Em outubro de 1893, a Assembléia solidarizou-se como os revoltosos, declarando Santa Catarina Estado separado da União, enquanto Floriano Peixoto permanecesse na Presidência da República. A reação federal veio em abril de 1894, com a chegada a Desterro do Coronel Antônio Moreira César, delegado do Governo Federal. Ele ordenou várias prisões e o fuzilamento de dezenas de pessoas na Ilha de Anhatomirim.
Os edifícios desta fortaleza estão distribuídos na pequena Ilha de aproximadamente 45 mil metros quadrados. No seu conjunto destacam-se o majestoso Pórtico de Acesso, de inspiração oriental, a escadaria em lioz português, o imponente Quartel da Tropa e as Casa do Comandante. Outros edifícios foram incorporados, como estação rádio-telegráfica, indicando que a antiga fortaleza teve papel de destaque em outros momentos da história.
Além do expressivo acervo arquitetônico da Ilha, sua paisagem natural peculiar insere-se em área de preservação ambiental. A fortaleza é Patrimônio Histórico Federal desde 1938. Restaurada na década de 80, passou a sediar estações de aqüicultura e de oceanografia, exposições de artesanato típico e de arqueologia. Adotada pela Universidade Federal de Santa Catarina, nos últimos anos tem sido incorporada aos roteiros turísticos, com uma visitação que chega a 123 mil pessoas por ano.
******************
COMO IR :
Ilha de Anhatomirim – Baía Norte
Acesso por mar – baleeiras nas praias de Gov. Celso Ramos ou escunas na Baía Sul ou na Praia de Canasvieiras

Nenhum comentário: