quinta-feira, 12 de junho de 2008

OS ATOBÁS DE S. CATARINA...- James Pizarro



Perto da minha residência, aqui em Florianópolis, existe um edifício chamado "Residencial Atobá"
Os atobás são lindas aves marinhas. Adoram comer sardinhas e anchovas.
A maioria das espécies de atobás estão nos oceanos Atlântico e Pacífico. O atobá também é conhecido pelos nomes de alcatraz e ganso-patola. O cronista Paulo Heuser, num de seus escritos a respeito de atobás em Santa Catarina, registra :
"Quem já visitou alguma ilha na nossa costa, deve ter visto fragatas e atobás. Na Ilha das Galés, Reserva do Arvoredo, em Santa Catarina, encontra-se um bom exemplo de ilha habitada por essas aves. A ilha foi assim batizada devido à presença de duas ilhotas menores, a seu lado, que lembram a silhueta de duas galés. Uma das ilhotas abriga uma colônia de fragatas, enquanto a outra é habitada por atobás. Os primeiros não vivem sem os últimos, por uma razão muito simples: as fragatas não pescam, dependendo dos atobás para obter seu alimento.
Nessas ilhas, assiste-se diariamente ao cruel espetáculo que faz parte do drama chamado vida. Os atobás saem à cata de peixes para a sua alimentação e a dos seus filhotes. Logo que encontram algo, são perseguidos implacavelmente pelas fragatas, aves maiores e mais poderosas. Para livrar-se do assédio, o atobá é obrigado a largar o peixe, que é pego em pleno ar, pela astuta fragata. Os atobás que tentam fugir são agredidos a bicadas por uma ou mais fragatas. O ritual de pesca e ataque repete-se até que as fragatas se considerem satisfeitas. Elas confiscam aproximadamente 40% do que os atobás pescam. Numa das ilhotas, filhotes de atobás esperam pelo alimento que poderá não chegar, levado pelas famintas fragatas. É difícil não considerar injusta aquela estranha associação alimentar. Comensalismo é uma associação onde apenas uma das espécies se beneficia, sem prejudicar a outra, no entanto. Não sei se o conceito se aplica às aves, pois parece evidente, e mensurável, o prejuízo sofrido pelos atobás."

Nenhum comentário: