segunda-feira, 26 de maio de 2008

"IRONMAN" : A SUPERAÇÃO HUMANA !!! - James Pizarro


A competição mundial, denominada "IRONMAN BRASIL 2008, realizada no mar de Canasvieiras e nas estradas e ruas de Florianópolis, é a única seletiva da América Latina para o Mundial que é realizado no Havaí. A competição consta de três provas consecutivas de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida (maratona).
Foi realizada na manhã de 25 de maio (domingo) e contou com a presença de 1800 atletas de todo o mundo. Os hotéis e pousadas de Canasvieiras e Jurerê Internacional ficaram lotados, o que deixou cerca de um milhão de dólares dos atletas e turistas nos cofres catarinenses.
A brasileira Fernanda Keller, triatleta de 44 anos, garantiu sua terceira vitória consecutiva, enquanto o argentino Eduardo Sturla foi o vencedor masculino, repetindo sua façanha de 2001, quando também venceu a prova.
Tive a oportunidade de assistir a maratona, pois parte dela passou pela rua Madre Madre Maria Villac, em Canasvieiras, onde resido. Atletas com pernas mecânicas, atletas obesos, um atleta de 72 anos, etc...foram alguns dos exemplos que me emocionaram muito. Nos dias anteriores à prova convivi por momentos com alguns deles, que tomavam banho de sol e nadavam na praia de Canasvieras, em frente ao Hotel Lexus, onde eles estavam hospedados. Um deles, venezuelano, com o qual conversei muito tirou o lugar número 23 (infelizmente, não guardei seu nome); um francês, chamado Sanson Benjamin, tirou segundo lugar. Travei contato, bati fotos e conversei muito foi com a delegação do Peru, composta de mais de 20 atletas. Eles ficaram muito curiosos e surpresos quando, ao me apresentar, disse que meu nome era Pizarro...pois Francisco Pizarro é nome nacional na sua pátria, pois foi o conquistador do Peru, estando enterrado na catedral de Lima.
Enfim, foi um domingo diferente, que levou o nome de Florianópolis para todo o noticiário esportivo mundial.

Nenhum comentário: